PRINCIPAIS FATOS DO ANO

- O Bradesco Internet Banking coloca no ar um novo sistema de abertura de contas via web. O modelo de preenchimento é simplificado e as propostas são enviadas para as agências determinadas pelos futuros clientes. Após um mês do lançamento, o sistema havia recebido mais de 5 mil propostas.

- O Banco lança a venda de Travelers Cheques por meio do Bradesco Internet Banking. As moedas comercializadas são: dólar, iene e euro.

- Nasce o personagem Chip – o mouse-propaganda do Bradesco Internet Banking, com o objetivo de desmistificar o uso da Internet, dar dicas de navegação, alertar sobre a segurança das transações e fidelizar clientes.

- O Bradesco lança a nova versão do Canal Financeiro, espaço exclusivo para investidores e analistas de mercado. O site oferece informações sobre os produtos disponíveis no setor e notícias sobre o mercado financeiro.

- O Bradesco Internet Banking disponibiliza um serviço para carga no Cartão Vale Pedágio (Smart Card). E um sistema de consulta de ordens de pagamento para o público nikkei (descendentes de japoneses).

- O ShopInvest ganha nova home page com informações sobre cotações dos principais ativos (moedas e bolsas do mercado financeiro) em tempo real. O site disponibiliza notícias sobre o setor e dá destaque para as áreas de simulação de investimentos e análise do perfil do investidor.

- O número de clientes cadastrados no site do Bradesco salta para 4,7 milhões. São realizadas 264 milhões de operações durante 2002. Veja mais

O crescimento das transações bancárias

As transações por meio de Internet Banking batem recordes no Brasil. O número de clientes cadastrados no site do Bradesco salta para 4,7 milhões e são realizadas 264 milhões de operações durante o ano. Veja gráfico

O ShopInvest encerra 2002 com 594 mil usuários cadastrados e 302 mil transações efetuadas. O ShopCredit registra 409 mil operações. O Bradesco Net Empresa soma mais de 56 mil empresas cadastradas com 1,7 milhões de transações. O Comércio Eletrônico Bradesco fecha o ano com mais de 1,5 mil lojas gerando 12,8 milhões de vendas.

Revista Business Standard
“Melhor Internet Banking do Brasil”.

Prêmio e-Finance, Revista Executivos Financeiros
“Melhor Site de Investimentos” (ShopInvest) e “Melhor Projeto de Mobile Banking” (Bradesco Mobile Banking).

Prêmio ADVB 2002 (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil)
Vencedor do prêmio “Top de Internet” com o case Chip – o mouse-propaganda do Bradesco Internet Banking.

Prêmio iBest 2002
Vencedor nas categorias “Bancos”, “Serviços Financeiros” (ShopInvest), “Ações Sociais” (Fundação Bradesco), “Seguradoras” e “iBest Revelação” (Bradesco Seguros), “iBest Regional São Paulo”, “Campanha iBest Marketing” e “Grand Prix”.

Prêmio Aberje São Paulo 2002
Vencedor como melhor site da categoria “Internet” com o case Bradesco Internet Banking: produtos e serviços bancários ao alcance de um clique.

Prêmio Aberje Nacional 2002
Vencedor da categoria “Internet”.

Prêmio “Marketing Best 2002”, concedido pela Fundação Getúlio Vargas, Editora Referência e Madia e Associados
Vencedor, com o case Chip.

Prêmio Global Finance, Revista Global Finance
Vencedor nas categorias “Melhor Internet Banking da América Latina e do Brasil” e “Melhor Portal Financeiro Integrado do Mundo para Pessoas Físicas”.

- Em 2002, a maioria das empresas brasileiras de e-commerce apresenta lucro operacional. As vendas pela internet crescem 50% em comparação ao ano anterior, movimentando 900 milhões de reais.

- Outros tipos de serviços on-line se consolidam. É o caso do site da Receita Federal, que chega a receber 95% das declarações de Imposto de Renda pela internet.

- O número de usuários residenciais ativos cresce em 23,7%, somando 14,3 milhões de internautas.

- Em janeiro, a internet registra 544,2 milhões de usuários.